Carpathian mountains

Pages

Comida típica da Ucrânia

A gastronomia da Ucrânia é realmente maravilhosa, com uma grande variedade de ingredientes e sabores e uma preparação muito cuidada. Podem desfrutar de uma boa comida em um ambiente acolhedor.

A gastronomia da Ucrânia sabe misturar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.


Os habitantes da CEI costumam comer fartos desjejuns, nos que junto à tradicional papilla de sémola e o delicioso iogurte, pode-se encontrar carne, peixe e ovos; para beber café, chá e leite. Dependendo do trabalho, a comida principal pode ser feita ao meio dia ou pela noite, porém em qualquer caso, pode considerar-se um autêntico banquete. Estes por si só, já poderiam servir de comida completa para um europeu, mas para um ucraniano é, simplesmente um aperitivo.
Depois se servem as densas sopas, prove a de beterraba e a de verduras, são deliciosas. Na continuação os pratos fortes. Em relação a carnes pode-se desfrutar de bovino, novilho, vitela, enquanto que a caça tem uma preparação excelente com molhos maravilhosos de sabores suaves que compensam perfeitamente o sabor das perdizes e faisões. Em respeito aos peixes, o salmão e o esturião são os mais conhecidos, mas também encontram-se variedades de peixes de água doce de sabor maravilhoso. Como pratos típicos de peixe destacam o relheno, ao papilloteou em gelatina, embora seja comido assado, não se sentirá defraudado. Como sobremesa pode comer queijos, como o tvorog, uma espécie de requeijão, cremosos iogurtes, tortas, mousses gelados elaborados artesanalmente que destacam-se pela sua variedade.