Carpathian mountains

Pages

Ukha

Ukha - sopa tradicional ucraniana feita de peixe

Uma breve palavra de ukha

A verdadeira Ukha é feita com peixes que são pescadas na hora, numa fogueira nas margens dum rio. No entanto se o mais perto que você já chegou de um rio foi somente dirigindo, passando por uma ponte, a caminho do seu trabalho, não tem problema. Ao contrario do que os pescadores dizem, a sopa feita na cozinha também fica muito boa. O charme dessa sopa é que por ser rápida e fácil de se preparar, dá coragem de inovar. Quer adicionar mais batatas e menos cebolas? Acha que o peixe sterlet será melhor do que o salmão? Vá em frente, um dia você terá a sua própria receita. Aqui segue uma Ukha triplo assim chamada por usar três variedades de peixe.


Ingredientes

6 copos de água
1 kg de tilápia e garoupa ou outras duas variedades de peixes pequenos e frescos de água doce
½ de file de salmão
1 cenoura grande descascada em pedaços
1 aipo com o caule e folhas
uma pequena dose de vodka
1 cebola
3 batatas
1/3 de copo de grão de pimenta
2 cenouras descascadas
1 cherivia descascada
bouquet de ervas
1 folha de louro
sal e pimenta a gosto

Como preparar a ukha

Em uma panela grande, coloque água, os peixes, cenouras picadas, aipo, cherivia, alho-poró, cebola e o bouquet de ervas. Deixe ferver retirando a espuma sempre que ela subir ao topo. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 35 minutos. Coe com uma paneira numa panela limpa e separe os sólidos.

Leve o conteúdo de novo ao fogo e adicione as batatas e as cenouras. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos ou até os legumes ficarem macios. Coe o conteúdo de panela novamente em uma panela limpa, descartando os sólidos, excepto as batatas e cenouras, retire e leva-as. Acrescente as files de salmão junto com o conteúdo, cozinhe ao fogo baixo aproximadamente por 5 minutos. Note que nesta receita escolhemos o salmão, mas poderia ser qualquer outro tipo de peixe fresco de água doce.

Prove e adicione os temperos a gosto. Corte as batatas e cenouras extras. Acrescente a folha de louro e os grãos de pimenta. Adicione a vodka, alguns minutos antes de apagar o fogo. Encha alguns potes com a sopa, adicionando as batatas e as cenouras cortadas. Salpique em cima salsinha e cebolinha verde e sirva.