Carpathian mountains

Pages

Plov

Plov. É um prato que vem da culinária asiática, mas come-se muito na Ucrânia.

Plov

(pilaf) é um prato nacional dos povos da Ásia Central preparado com arroz, carne e condimentos. Historicamente apareceu primeiro nos povos turcos de Ásia Central que tradicionalmente cultivavam ovelhas e negociavam com a China, onde trocavam o gado por arroz. Mas as lendas também associam a origem do plov com Alexandre o Grande que supostamente trouxe este prato da Pérsia. Nas cozinhas, onde o plov é um prato tradicional, ele ganhou uma atitude especial, como de uma comida de festa e o mais nutritivo. Plov facilmente penetrou na culinária de outros povos que vivem juntos, para os quais era "seu prato". De povos turcos este prato que os ucranianos gostam muito, passou aos gregos e árabes.

Como preparar o plov

Corta-se em pequenos bocados carne de carneiro e leva-se a fritar em banha bem aquecida num recipiente fundo. Adicionam-se no recipiente cebola picada e cenoura e frita-se tudo. Em seguida deitam-se 4 copos (800 dl.) de água, tempera-se com sal, pimenta e deixa-se ao lume até levantar fervura. Em seguida põe-se na panela com carne, cenoura e cebola o arroz cru e aplana-se. Quando a água se evaporar, abrem-se na superfície do arroz umas covas até ao fundo da panela com a ajuda de pauzinho. Em cada uma destas covas deitam-se 1-2 colheres de sobremesa de água. Feito isto, tapa-se a panela e leva-se ao lume brando durante 25-30 min. (para 400 g de carne de carneiro gorda 2-3 copos de arroz, 200-300 g de cenoura, 150-200 g de cebola, 200 g de óleo vegetal ou banha).




Quando o plov estiver pronto, dispõe-se no prato na forma de montinho, põem-se em cima os bocadinhos da carne e polvilha-se com cebola crua picada. Acompanha com verduras, molho de tomate, tonates.

Se seguiu a nossa receita, estamos certos de que gostará do plov e voltará a fazê-lo por mais duma vez.